segunda-feira, 30 de abril de 2012

Defeitos Crônicos - Elétrica (1)


Eaí galera,


Seguindo com o tema "Defeitos Crônicos", hoje vou falar sobre um problema que muitos Ka's sofrem, raras as excessões que não tem esse problema, que é a abertura interna do porta-malas.
Um dos principais problemas elétricos do Ka é o defeito da abertura interna, em alguns casos o problema está no comando de ar (propriamente os botões) e, em outros, o problema provém da caixa de fusível. Identificar o problema (SE) for na caixa de fusível é fácil, não lembro ao certo qual a numeração correta, mas aconselho a verificar todos de 10A.
Outro detalhe a ser reparado é, alguns modelos de Ford Ka vim com o botão da abertura do porta-malas com um buraco, onde era para ser fechado com o desenho do carro, como mostra a figura abaixo. Alguns, mesmo com esse botão, ainda funcionam, porém, pra trocar ele, somente substituindo o comando de ar todo (ou comprando em alguma casa de auto-peça o painel e substituir o botão, pois não vende separado).


Comando Interno do Ar                                Abertura Interna do Porta-Malas

Ao contrário disso, outro problema pode ser diagnosticado pelo chicote do carro, a parte elétrica pode estar danificada e compromete o fusível / relé da abertura. O meu até hoje não encontrei o problema, mas tenho certeza que vem lá do relé.


Abaixo segue a foto do esquema elétrico, pra quem possa ajudar o desenho de onde passa o chicote até a caixa de fusível, será bem útil pra quem entende de elétrica:





domingo, 29 de abril de 2012

Defeitos Crônicos - Mecânica (1)

Fala galera...


Retomando os post's, hoje vou falar sobre um problema que sempre atormenta quem tem Ka XR e principalmente a linha Zetec Rocam (1.0 e 1.6), sistema de arrefecimento.
Abaixo vou citar detalhado cada ponto importante a ser visto no sistema, pra quem ainda não mexeu nessa parte ou tem o problema e não sabe de onde vem, aqui pode estar a solução:



Carcaça da Válvula Termostática / Reservatório de Expansão
Um dos principais vilões do problema é a carcaça e a válvula termostática, em muitos casos ela pode não aparentar e apresentar o problema, porém o vazamento que pode ocorrer é mínimo, ao ponto de você não conseguir enxergar o problema, sendo assim, a válvula termostática pode travar e o problema pode se extender até a bomba d'água, travando as pás com a criação de ferrugem e como o painel do Ka não possui marcador de temperatura (um dos maiores erros da Ford), o problema pode ficar 100x pior ocasionando à ferver e até "travar" o motor em muitos casos. 
A causa disso são 2 principais fatores.
1 - Uso incorreto de água de torneira (possui muito salitro) ocasionando assim a criação de ferrugem no sistema inteiro.
2 - Falta de limpeza no sistema de refrigeração, a troca do líquido do radiador deve ser feita a cada 1 ano, não criando assim sujeira ou borras que podem também danificar o reservatório de expansão.

Forma correta de manter o sistema limpo:

Nas eventuais trocas do líquido refrigerante usar sempre água desmineralizada, acompanhando sempre a divisão correta de 40% água e 60% aditivio.

Como identificar o problema?
A carcaça da válvula termostática fica ao lado direito do bloco do motor, abaixo da caixa do filtro de ar, se o vazamento persistir e você não encontrou o problema em alguma mangueira ou até mesmo o radiador, verifique toda a volta da carcaça, se não há vazamentos. Em alguns casos o probelma pode estar na bomba d'água, a pá é feita de plástico, no meu caso o problema foi nela também, na foto abaixo dá pra ver como ficou a peça:

Dica:
Use SEMPRE peça original, eu tive um problema semelhante ao citado e a peça era paralela, hoje em dia as formas para adiquirirmos peças originais está fácil, portanto não deixe de comprar.

sábado, 28 de abril de 2012

Tabela de Cores

Fala galera!

Hoje vou postar a tabela de cores, ano por ano, porém sem o código (Renner / Dupont), mas com o nome modelo correto.
Creio que, dentre 2001 a 2007, a variação de cores foi grande e, pra quem tem dúvida de onde fica o código / nome / fabricante da tinta, só abrir a porta do passageiro e verificar ao lado do trinco da porta, como na foto abaixo:
Em alguns casos esse adesivo costuma sair com o tempo, dependendo, alguns, ainda duram. O código nos mostra que temos 2 tipos de refêrencia (112 - Ford ou o código Centauro), pra aplicação de retoque o ideal é usar o Centauro, porém, pra aqueles que não tem mais essa refêrencia eu acho que, entrando em contato com a ford, eles fornecem a cor pelo número do chassi ou mandando um e-mail pra Renner Dupont, informando o ano de fabricação e modelo, eles iram fornecer também.

Segue a refêrencia de cores por ano e por nome:



2001 a 2002 - Prata Columbia, Branco Ártico, Vermelho Sólido, Azul Mônaco, Verde Marselha, Preto Ebony, Cinza Gray, Vermelho Bari.

2002 a 2003- Prata Geada, Vermelho Bari, Cinza Nassau, Preto Ebony, Vermelho Sólido, 
       Azul Mônaco, Vermelho Paris.

2003 a 2004 - Prata Geada, Preto Ebony, Cinza Nassau, Vermelho Sólido
       Azul Mônaco, Vermelho Paris.

2004 a 2005- Prata Geada, Azul Caribe, Preto Ebony, Cinza Nassau, Vermelho Sólido

2005 a 2006 - Prata Geada, Preto Ebony, Azul Caribe, Cinza Nassau, Vermelho Sólido
       .

2006 a 2007 - Prata Geada, Preto Ebony, Cinza Nassau, Vermelho Bari.

2007 a 2007 - Prata Geada, Preto Ebony, Cinza Nassau, Vermelho Bari.


sexta-feira, 27 de abril de 2012

Ficha Técnica


Olá a todos!

Trabalhei um Layout padrão pra criar uma identidade para o Blog, hoje vou postar a ficha técnica do carro. Como alguns sabem (e para os que ainda não sabem), em 2001 a Ford lançou o Ka XR em meados de Fevereiro / Março. Entrando em uma história do carro que é bem interessante, a Ford adequou, na época, o motor do Fiesta ao Ka que, naqueles tempos, o 1.6L Zetec Rocam rendia 95hp, houve um re-trabalho de chassi, agregados, sistema de arrefecimento, dentre outras adequações. Há relatos de que em 2001, o Ka XR saia de fábrica com meros 102hp, eu não sei se procede isso, mas há de se reparar que os da primeira "safra" são os com melhores acertos (tanto de injeção "EECV", quanto mecânicamente "ponto e escape").
De uma forma bem rápida, as principais mudanças que a Ford adequou o motor 1.6L ao Ka foi o acerto da injeção -Magnetti Marelli EECV-, coletor de escapamento dimensionado (4x1), cano em 1/7/8 (diferente do 1.0 que a medida é de 1/5/8, que veio a ser usado a partir de 2006 no Ka XR por medidas economicas e ambientais) e o silencioso final com ponteira cromada, na mesma medida do escape (apenas de 2001 a 2005, logo após a esse ano a Ford adequou o silencioso do 1.0), criando assim uma melhor dissipação dos gases e transformando o ronco bem agradável, ao contrário das ultimas unidades, que utilizava o silencioso final do 1.0 e deixava o Ka XR mais manso.
Abaixo segue a ficha técnica (fornecida às revistas na época, direto do fabricante) e onde podemos reparar que após 4 anos de produção, o Ka perdeu 2hp e o torque vem na casa dos 3.000rpm.

Por dentro das mudanças, o Ka XR não perdeu o apelo esportivo e o acerto fino do chassi / suspensão que, senão até hoje, foi um dos melhores já fabricados e, contudo, a relação de marchas (câmbio IB5) traz em baixa rotação praticamente todo o torque do motor.



Modelo Fev. de 2001 a Out. de 2005:



























Modelo Nov. de 2005 a Dez. de 2007:
Imagem

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Start do Blog

26/04/2012 - Start para o Blog (já era tempo.. haha):

É com enorme prazer que venho por meio desta, inaugurar oficialmente um Blog onde, unicamente e exclusivamente, irá falar sobre o Ka XR. O modelo mais cobiçado que a Ford produziu até hoje, tendo como princípio, concorrer com os principais "monstros" do mercado, tal como o Gol Turbo (2001/2002).


Começando com um texto bem resumido do porquê sou fã desse carro e, creio que muitos, também são.


Em 2003 / 2004 mais ou menos, comecei a acompanhar diversos fóruns que falavam sobre o modelo, especificamente.. claro! Me despertou um interesse muito grande e, a partir disso (naquela época eu tinha lá os seus 15 anos) a procurar, pesquisar mais sobre o carro. 


Nesse mesmo ano comecei a fazer alguns cursos do Senai (Automobilistica) e por irônia do destino, lá tinha 3 modelos de cores e anos diferentes do Ka XR. Um dos professores era funcionário da ford e como o assunto do momento era o carro, ele contou-nos uma história muito boa que, resumidamente (daria umas 2 páginas hahaha), até hoje a Ford guarda em seu museu, em São Bernardo do Campo, alguns modelos, sendo o mais raro o 2001.


Abaixo segue uma imagem do modelo que acabei adiquirindo e, no decorrer dos dias, irei postar aqui, com a ajuda dos amigos fãs também, ajudar a quem tem o modelo, com código de peças, peças que não estão mais em fabricação / estoque, uma história mais completa do modelo.. enfim.




Forte abraço.