sexta-feira, 29 de junho de 2012

(Tutorial) - Instalando os Espaçadores Traseiros

Retornando ao Blog...






Bom, algumas pessoas me pediram um tutorial da instalação dos espaçadores, infelizmente no dia que eu instalei não tirei fotos, porém durante as descrições vai ficar bem fácil de entender. Vou tentar alguma maneira pra fornecer algumas imagens do Catálogo. (lembrando que vou deixar disponível no Blog também).

Segue então o Tutorial completo, é bem simples, em 1 hora dá pra efetuar o serviço todo.

O que você vai precisar:

1- Par de espaçadores
1- Alavanca de soquete
1- Soquete 30'
1 -Chave combinada ou L 17
8 - Parafusos M10x50


1° Retirada da Roda e do Tambor de freio.
O primeiro passo, ao retirar a roda, com o carro calçado, freio de mão solto e engatado, é soltar a tampinha que protege o parafuso do tambor (porca: retirada com soquete 30'). Com uma alavanca (cabo fixo), retire o parafuso.

2° Retirando o Tambor de freio.
A retirada do tambor é um pouco chata, pois as vezes as sapatas do freio dão uma segurada (mesmo com o freio de mão solto), é normal, basta dar uma leve martelada nos cantos e ir puxando, não tem segredo. Após a retirada, tome cuidado ao puxar o tambor, pois o rolamento primário do eixo vem junto e ele é solto, cuidado ao tirar (de preferência não retire o rolamento do tambor pra evitar o contato de sujeiro e pó).

3° Soltando os parafusos do eixo rígido / espelho
Após a retirada do tambor, vamos a retirada dos parafusos do eixo rígido, atrás do espelho, que segura a ponta de eixo do tambor. Com uma chave L ou Combinada de 17', solte os 4 parafusos que tem atrás do eixo (são 4 parafusos apenas), Quando soltar, cuidado ao retirar o eixo do tambor e, com o auxílio de um pano, puxe-o para fora e o coloque coberto com o pano em um lugar, para evitar sujeiras.

4° Instalação do espaçador
Após todo o processo de limpeza do local onde vai o espaçador (Dica: Limpe com um WD40 ou um produto à sua escolha), coloque o espaçador na indicação correta do eixo (alocando corretamente os parafusos M10x50) e, prestando muita atenção, o espaçador deverá ficar com a face (logo Ford) para a frente do espelho. 

5° Montagem final
O processo de montagem, lógicamente, é a recolocação de todas as peças, porém, durante a montagem, de preferência, limpe os rolamentos (interno e externo) e aplique a graxa Molykote (recipiente verde e branco), é uma forma de garantir que o rolamento não contenha impurezas e mantém lubrificado. 
O aperto, eu pelo menos, fiz uma marca no tambor com um Giz e apertei 180° (2 processos de 90°), para garantir, monte a roda e balance pra frente e pra trás e veja se não há folgas.


É isso galera, espero que tenha ajudado e logo logo monto algumas fotos pra ilustrar melhor.


Abraços

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Acabamentos (extra)

O inusitado e a sorte.



Pelo que se diz respeito à peças aqui no Brasil (de qualquer montadora), podemos contar com o seguinte fator: dificuldade! ... Talvez tenha outra palavra para definir melhor isso para quem realmente precisa do "pós-compra" de um veículo por que querendo ou não, ficamos reféns da montadora.

De uns dias pra cá eu resolvi fazer algo que, creio eu, poucos fariam porque achariam ser loucura, gasto excessivo, torrar dinheiro, etc etc etc.. A criação de um estoque de peças avulsas em casa. Sim, em casa, o que é tão simples e prático, pode tornar mais fácil a vida de quem tem um carro com mais de 10 anos de uso e prefere manter íntegro com peças originais, certo?
A minha idéia partiu do seguinte conceito: Caçar o maior número de peças descontinuadas de catálogo em vários cantos da Internet, por meio de Telefone.. enfim. Basicamente deu certo, muita coisa já achei e encomendei (e por incrível que pareça, por ser uma peça de pouca saída e de baixo estoque, esta se tornou bem mais barata do que eu imaginava). Claro que, muitas delas, realmente não existe mais, porém o fato de conseguir pelo menos metade delas, já é um lucro.

E por que criar esse estoque?!
Simples... da mesma forma que uma pessoa cria algum objeto, compra em várias unidades, o estoque dessas peças teria a mesma função. Nunca podemos contar com o fato de que nada pode acontecer, tal como evitar um acidente ou mesmo uma peça que quebre pelo tempo de uso e que não exista mais.

Ontem, felizmente, eu consegui achar uma peça (Duto de Ar do Parachoque XR 2001), coisa que eu nunca vi na vida pra vender em Concessionária, em um revendedor grande, só de peças Ford.

Imagem
Imagem

O mais engraçado é saber que foram fabricados poucas peças, o outro lado já encontrei e também vou encomendar.

Enfim galera, acho que, pelo texto que descrevi (com minhas palavras), deu pra entender um pouco o que é esse mundo (pra quem é fã de carro) e o que pode nos favorecer quanto a isso.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Reportagem (1) - Matéria 4 Rodas

Depois de alguns dias parado, vou retomar o blog com uma reportagem bem legal.. o texto achei bem coerente com o carro.

Um adendo, a Quatro - Rodas de 2001 foi lançada em Abril de 2001, engraçado que meses antes já tinhamos o modelo rodando por aí, pelo menos desde o 1° semestre de Fevereiro.


Pra quem quiser acessar a matéria na íntegra: ano de 2001, mês de Abril.