quinta-feira, 23 de maio de 2013

[Particularidades] O lançamento oficial e mais.

Fala galera, depois de um recesso voltei!!!

Fugindo um pouco do que se diz respeito a pista, Track Day e o que realmente o carro nos mostra, pesquisei sobre a real data de lançamento do Ka XR. Na verdade não existe um período certo, até porque já vi diversos modelos que datam do mês de Janeiro de 2001.

O meu tem em sua plaqueta a data de 27/03/2001, porém e engraçado é que, o lançamento na Quatro Rodas, edição 489, que foi a primeira revista a fazer o teste, tem a data de 13/04/2001.

Relevâncias a parte, sobre as datas, segue abaixo a primeira matéria que saiu em revista sobre o modelo:



Em algumas pesquisas que fiz pela Internet e com alguns amigos que trabalharam na Ford, o Ka XR não era pra ser lançado em 2001, já que o facelift veio no fim de 2001 pra 2002, por isso que não é espantoso ver a venda alguns modelos com a traseira do último modelo e datado de 2001.
A Ford tentou projetar o carro para que fosse algo revolucionário para o mercado de compactos, a Volkswagen entrou com o Gol Turbo em 2001 e, pra Ford não ficar de fora, criou o modelo pra ficar no mercado por 8 meses. A Revista Auto Esporte fez um comparativo com o Gol Turbo e no final o Ka XR foi melhor na agilidade.

         








http://autoesporte.globo.com/edic/ed432/avadiscretos03.htm



Nos dados da ANFAVEA mostra algo entre 4.000 a 6.000 unidades produzidas no período de 2001. Talvez os engenheiros da Ford tiveram um baita trabalho hahaha. Lembro que na época existiu uma mula de meio Fiesta e meio Ka, o que tornou isso no Ka XR (creio que já citei em alguns posts atrás).

A uns meses atrás consegui adiquirir o catálogo de peças da Ford, ano de 2002, época em que usava uma mídia antiga de CD em uma caixa de plástico, bem útil nos dias de hoje, tal como uma informação dessa abaixo que hoje é impossível ver:

Linha de Acessórios que a Ford oferecia na Rede de Concessionárias