quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

O que um Ka XR pode proporcionar? - "XR do Leitor"

Fala meus amigos, tudo bem? Pois é, mais de 3 anos de "molho" sem nenhuma postagem, mas cá estou.
O Blog será retomado com postagens diárias, como vendi o meu XR 2001 em 2011 acabou que as manutenções finais foram feitas e o carro entregue. Hoje tenho em casa um Azul Maresias 2004 que, muito em breve, será postado juntamente as manutenções e uma planilha de gastos iniciais.

Hoje retorno o Blog com um XR muito interessante. Fugindo um pouco do conceito de mecânica básica e manutenções, apresento abaixo pra vocês um dos XR's mais cobiçado e forte, trata-se de um 2001 Preto Ebony, na configuração K05 (Ar Condicionado e Direção Hidráulica). O carro pertence ao amigo Rodrigo Travassos, do Rio de Janeiro.

A história do carro é bem curiosa, conheço já esse XR desde 2006, quando o vi em um Track Day em Interlagos, dava trabalho pra muita gente grande e que com certeza hoje deixa vários pra trás.

Pneus Radiais e uma leve abaixada na suspensão, era mais que um Kart.


A receita é bem simples, mas muito bem elaborada. Como o Zetec Rocam é um motor "elástico" (aceita muita modificação e das poucas feitas o resultado é garantido), este 2001 vem com uma modificação pra fase aspirada bem divertida, segue as especificações:

- Pistão Côncavo
- Comando SWR2
- TBI de Mondeo
- Intake
- Cabeçote DTM (Copa Courier)
- Bicos de Astra Flex
- Bomba Dinâmica Interna
- Alcool
- Fueltech F Pro 1
- Escape de 2,5'
- Coletor 
- Amortecedores Ka 2010

Receita próxima de 160hp. Mas..... o que é esse cabeçote e é tão querido pela galera? Muito bem, vamos do início..


A Copa DTM era composta pela Ford Courier

Cabeçote DTM utilizado no Ka XR (Rodrigo)

A pequena pick-up da Ford estreou nas pistas na temporada de 2001, com o advento da DTM Pick-up, que inicialmente corria apenas em Interlagos. Depois passou a ser preliminar da Fórmula Truck, e por fim voltou a correr somente em Interlagos já com o novo nome de CTC Pick-up, que durou até meados de 2007 utilizando o GNV como combustível.

Em 2003, a Courier fez suas estreia na Mil Milhas. O quarteto responsável pela pilotagem do carro era formado por Evandro Guerra, Marcos Guerra, Luiz Henrique e o Português Ruy Vasco. Na classificatória, tiveram como melhor tempo a marca de 2min03s110, que correspondeu à 54ª posição entre os 62 carros que marcaram tempo e os 68 que largaram. Na prova, foram 159 voltas completadas e a 44ª posição na classificação final.

No ano de 2005, uma Courier era inscrita novamente na disputa. Pilotada pela dupla Daywis Teixeira e Francisco Moreira, a pick-up chegou a ser o carro mais lento da pista em alguns momentos. Tanto que foi o penúltimo carro dos 58 que marcaram tempo. O tempo na classificatória foi de 2min03s368. Na disputa, completou 184 voltas, suficientes para levá-la até a 37ª posição.

Com isso, sabemos que o real poder do Zetec Rocam vem de boas receitas, igual a do Rodrigo.



Segue abaixo mais fotos do XR 2001 e do XR Prata que era do Rodrigo também.

Parabéns, meu caro!!!