Olá a todos!
Trabalhei um Layout padrão pra criar uma identidade para o Blog, hoje vou postar a ficha técnica do carro. Como alguns sabem (e para os que ainda não sabem), em 2001 a Ford lançou o Ka XR em meados de Fevereiro / Março. Entrando em uma história do carro que é bem interessante, a Ford adequou, na época, o motor do Fiesta ao Ka que, naqueles tempos, o 1.6L Zetec Rocam rendia 95hp, houve um re-trabalho de chassi, agregados, sistema de arrefecimento, dentre outras adequações. Há relatos de que em 2001, o Ka XR saia de fábrica com meros 102hp, eu não sei se procede isso, mas há de se reparar que os da primeira "safra" são os com melhores acertos (tanto de injeção "EECV", quanto mecânicamente "ponto e escape").
De uma forma bem rápida, as principais mudanças que a Ford adequou o motor 1.6L ao Ka foi o acerto da injeção -Magnetti Marelli EECV-, coletor de escapamento dimensionado (4x1), cano em 1/7/8 (diferente do 1.0 que a medida é de 1/5/8, que veio a ser usado a partir de 2006 no Ka XR por medidas economicas e ambientais) e o silencioso final com ponteira cromada, na mesma medida do escape (apenas de 2001 a 2005, logo após a esse ano a Ford adequou o silencioso do 1.0), criando assim uma melhor dissipação dos gases e transformando o ronco bem agradável, ao contrário das ultimas unidades, que utilizava o silencioso final do 1.0 e deixava o Ka XR mais manso.
Abaixo segue a ficha técnica (fornecida às revistas na época, direto do fabricante) e onde podemos reparar que após 4 anos de produção, o Ka perdeu 2hp e o torque vem na casa dos 3.000rpm.
Por dentro das mudanças, o Ka XR não perdeu o apelo esportivo e o acerto fino do chassi / suspensão que, senão até hoje, foi um dos melhores já fabricados e, contudo, a relação de marchas (câmbio IB5) traz em baixa rotação praticamente todo o torque do motor.
Por dentro das mudanças, o Ka XR não perdeu o apelo esportivo e o acerto fino do chassi / suspensão que, senão até hoje, foi um dos melhores já fabricados e, contudo, a relação de marchas (câmbio IB5) traz em baixa rotação praticamente todo o torque do motor.
Modelo Fev. de 2001 a Out. de 2005:
Modelo Nov. de 2005 a Dez. de 2007:
Eu estava a procura de um Ka XR e achei um em BH. Motor de 102cv, porém ano 2006/2007. O 102cv estava no documento, porém não achei relatos e nem outros modelos para testar e compartilhar a originalidade disso.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTenho um KA XR 2007, vc tem o esquema elétrico do 2007? Parabéns pelo blog, estar me ajudando muito!
ResponderExcluir