sábado, 17 de agosto de 2013

[Mecânica] - Um exercício ao problema (2° vez)

Fala galera...

Lembro que a algum tempo atrás, bem no começo do blog, postei sobre o problema que todo Zetec Rocam sofre: Vazamento de água.

                                           

Já não é mais novidade pra ninguém isso, é algo que tornou-se rotina para Rocam's com KM um pouco elevada. Por se tratar de ferro fundido, o bloco, por sí só, solta algumas "limalhas", o que prejudica e muito o sistema de arrefecimento pois é o sistema que sofre o impacto, a bomba d´água sofre uma pressão bem alta, trabalha com alta tempertaura e se um sistema não for bem limpo, vai trazer problemas futuros.

Passado 1 ano e meio, o problema voltou... e não porque o sistema estava sujo, pelo contrário, mantive a limpeza estipulada que todo fabricante diz: 6 meses com a proporção de água correta. Descobri que o problema em sí é a carcaça da bomba, não sei de que forma isso aconteceu, o vazamento surgiu de uma "fenda" entre a carcaça e o bloco do motor, resultando em um vazamento minúsculo quando o carro está frio.

Pela descoberta a olho nú, sabe-se que, o sistema sem pressão acarreta no acúmulo de água na bomba e com isso trouxe o vazamento, mesmo com o veículo quente ele não tem pressurizado, porém o carro aquece corretamente.

Um feedbak: 

Troca da primeira bomba: 86.560 km
Troca da 2° bomba: 106.256 km

Primeira bomba dágua, original Ford e aditivo Motorcraft





Bomba nova, correia poly-v e fluído orgânico.

Optei por comprar a bomba da NAKATA por conta de alguns fatores, a original da Ford, que deveria durar o dobro do tempo ou sem prazo, por ter o sistema sempre limpo e por conta do preço.

A correia Poly-V entrou na troca por já se tratar de um bom tempo que troquei a anterior, o fluído da Wurth é ôrganico e muito bem comentado no mercado de peças.

Preço da bomba d'água:

Genuína Ford: R$ 189,50 (com desconto).
NAKATA : R$ 95,00

O fornecedor é o mesmo... o que uma marca não faz né? rsrsrs.

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