segunda-feira, 3 de julho de 2017

160 unidades.. ou menos!?

Tudo certo galera?

Mais meses de "molho" do Blog, mas vamos voltar com força total desta vez!!

Depois de tempos a procura e não ter feito um post a altura do que alcancei neste andar da vida, vos lhe apresento o novo xodó que, pouco além de especial, será um dos que mais vão dar o trabalho gratificante de voltar a vida, com o glamour que foi apresentado em 2001 (bem como algumas matérias pra trás dele).

Ford Ka Black 2001, 1.6. Exatamente uma das 160 unidades produzidas desta motorização, sendo que metade ou mais, viva. 

It's alive, ou quase... o carro ainda requer diversos cuidados, mas como o tempo passa e os anos vão pesando nos carros mais raros, peças pra ele é 20x mais difícil que um XR. Acabamentos como maçanetas cromadas (esta que, por sua vez, quebravam com facilidade e substituida pelas de padrão comum), pomo do câmbio e relógio cromados, até mesmo o tecido do banco que é de um couro especial e fabricado pela própria Ford.

Muitas coisas ainda vão ser acertadas, mas o gosto do pouco a pouco faz crescer. Abaixo segue as fotos do primeiro processo feito (pintura e polimento) e os dias de hoje. Listando o que falta daria boas páginas hahaha, mas deixo isso para o próximo capítulo, onde vou listar de uma maneira geral tudo o que o Black tem de especial e de requinte, que a Ford não soube apresentar a altura.

Em alguns post's irei mostrar o passo a passo do restauro, ainda que devagar, mas com as peças que já estão chegando.

Valeu galera.

Primeiro passo: Encarando o acerto da lateral. 

Todo lixado.

Recebendo pintura nova, DuPont Preto Ebony

DuPont Preto Ebony na lateral e teto.

Polimento total! Levantou o carro.

Nos dias de hoje, com boa parte dos acessórios.

Falta apenas o adesivo Black desta lateral.

Outra panorâmica.

Interior com requinte, ainda todo original, faltando a maçaneta cromada.

Volante, manopla e relógio originais. Som também (frente prata).

Ponteira chanfrada original.

Rodas originais exclusivas.

Espelho retrovisor azul, original.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

O que um Ka XR pode proporcionar? - "XR do Leitor"

Fala meus amigos, tudo bem? Pois é, mais de 3 anos de "molho" sem nenhuma postagem, mas cá estou.
O Blog será retomado com postagens diárias, como vendi o meu XR 2001 em 2011 acabou que as manutenções finais foram feitas e o carro entregue. Hoje tenho em casa um Azul Maresias 2004 que, muito em breve, será postado juntamente as manutenções e uma planilha de gastos iniciais.

Hoje retorno o Blog com um XR muito interessante. Fugindo um pouco do conceito de mecânica básica e manutenções, apresento abaixo pra vocês um dos XR's mais cobiçado e forte, trata-se de um 2001 Preto Ebony, na configuração K05 (Ar Condicionado e Direção Hidráulica). O carro pertence ao amigo Rodrigo Travassos, do Rio de Janeiro.

A história do carro é bem curiosa, conheço já esse XR desde 2006, quando o vi em um Track Day em Interlagos, dava trabalho pra muita gente grande e que com certeza hoje deixa vários pra trás.

Pneus Radiais e uma leve abaixada na suspensão, era mais que um Kart.


A receita é bem simples, mas muito bem elaborada. Como o Zetec Rocam é um motor "elástico" (aceita muita modificação e das poucas feitas o resultado é garantido), este 2001 vem com uma modificação pra fase aspirada bem divertida, segue as especificações:

- Pistão Côncavo
- Comando SWR2
- TBI de Mondeo
- Intake
- Cabeçote DTM (Copa Courier)
- Bicos de Astra Flex
- Bomba Dinâmica Interna
- Alcool
- Fueltech F Pro 1
- Escape de 2,5'
- Coletor 
- Amortecedores Ka 2010

Receita próxima de 160hp. Mas..... o que é esse cabeçote e é tão querido pela galera? Muito bem, vamos do início..


A Copa DTM era composta pela Ford Courier

Cabeçote DTM utilizado no Ka XR (Rodrigo)

A pequena pick-up da Ford estreou nas pistas na temporada de 2001, com o advento da DTM Pick-up, que inicialmente corria apenas em Interlagos. Depois passou a ser preliminar da Fórmula Truck, e por fim voltou a correr somente em Interlagos já com o novo nome de CTC Pick-up, que durou até meados de 2007 utilizando o GNV como combustível.

Em 2003, a Courier fez suas estreia na Mil Milhas. O quarteto responsável pela pilotagem do carro era formado por Evandro Guerra, Marcos Guerra, Luiz Henrique e o Português Ruy Vasco. Na classificatória, tiveram como melhor tempo a marca de 2min03s110, que correspondeu à 54ª posição entre os 62 carros que marcaram tempo e os 68 que largaram. Na prova, foram 159 voltas completadas e a 44ª posição na classificação final.

No ano de 2005, uma Courier era inscrita novamente na disputa. Pilotada pela dupla Daywis Teixeira e Francisco Moreira, a pick-up chegou a ser o carro mais lento da pista em alguns momentos. Tanto que foi o penúltimo carro dos 58 que marcaram tempo. O tempo na classificatória foi de 2min03s368. Na disputa, completou 184 voltas, suficientes para levá-la até a 37ª posição.

Com isso, sabemos que o real poder do Zetec Rocam vem de boas receitas, igual a do Rodrigo.



Segue abaixo mais fotos do XR 2001 e do XR Prata que era do Rodrigo também.

Parabéns, meu caro!!!