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Bom, algumas pessoas me pediram um tutorial da instalação dos espaçadores, infelizmente no dia que eu instalei não tirei fotos, porém durante as descrições vai ficar bem fácil de entender. Vou tentar alguma maneira pra fornecer algumas imagens do Catálogo. (lembrando que vou deixar disponível no Blog também).
Segue então o Tutorial completo, é bem simples, em 1 hora dá pra efetuar o serviço todo.
O que você vai precisar:
1- Par de espaçadores
1- Alavanca de soquete
1- Soquete 30'
1 -Chave combinada ou L 17
8 - Parafusos M10x50
1° Retirada da Roda e do Tambor de freio.
O primeiro passo, ao retirar a roda, com o carro calçado, freio de mão solto e engatado, é soltar a tampinha que protege o parafuso do tambor (porca: retirada com soquete 30'). Com uma alavanca (cabo fixo), retire o parafuso.
2° Retirando o Tambor de freio.
A retirada do tambor é um pouco chata, pois as vezes as sapatas do freio dão uma segurada (mesmo com o freio de mão solto), é normal, basta dar uma leve martelada nos cantos e ir puxando, não tem segredo. Após a retirada, tome cuidado ao puxar o tambor, pois o rolamento primário do eixo vem junto e ele é solto, cuidado ao tirar (de preferência não retire o rolamento do tambor pra evitar o contato de sujeiro e pó).
3° Soltando os parafusos do eixo rígido / espelho
Após a retirada do tambor, vamos a retirada dos parafusos do eixo rígido, atrás do espelho, que segura a ponta de eixo do tambor. Com uma chave L ou Combinada de 17', solte os 4 parafusos que tem atrás do eixo (são 4 parafusos apenas), Quando soltar, cuidado ao retirar o eixo do tambor e, com o auxílio de um pano, puxe-o para fora e o coloque coberto com o pano em um lugar, para evitar sujeiras.
4° Instalação do espaçador
Após todo o processo de limpeza do local onde vai o espaçador (Dica: Limpe com um WD40 ou um produto à sua escolha), coloque o espaçador na indicação correta do eixo (alocando corretamente os parafusos M10x50) e, prestando muita atenção, o espaçador deverá ficar com a face (logo Ford) para a frente do espelho.
5° Montagem final
O processo de montagem, lógicamente, é a recolocação de todas as peças, porém, durante a montagem, de preferência, limpe os rolamentos (interno e externo) e aplique a graxa Molykote (recipiente verde e branco), é uma forma de garantir que o rolamento não contenha impurezas e mantém lubrificado.
O aperto, eu pelo menos, fiz uma marca no tambor com um Giz e apertei 180° (2 processos de 90°), para garantir, monte a roda e balance pra frente e pra trás e veja se não há folgas.
É isso galera, espero que tenha ajudado e logo logo monto algumas fotos pra ilustrar melhor.
Abraços
Krempel,
ResponderExcluirVocê usou as porcas originais ou colocou novas?
Rodrigo,
ExcluirUtilizei parafusos novos, na medida recomendada, M10 x 50
Forte abraço
Este comentário foi removido pelo autor.
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