Depois de um bom tempo sem postar, hoje vou postar algo que pode ajudar muita gente que, como eu, sofreu com um problema crônico do IB5 (válido também para o IB5+) que é a perca de pressão do atuador da caixa de marchas e do pedal da embreagem, comprometendo o platô e o disco, mantendo o pedal pressionado a todo tempo.
Um dica boa e, na hora de substituir os atuadores, verificar o retentor do volante do motor, há o costume de um vazamento minimo de óleo mas que compromete o disco e platô.
Abaixo segue duas matérias boas com relação a revisão e substituição das peças.
PS: Vou publicar os dois trecos e o link direto também.
1° Dica (Montagem):
2° Dica (Manutenção):
Cap. 140 - Montagem
http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=1152
Cap. 141 - Manutenção
http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=1076
Fonte: Oficina Mecânica
Oi Adriano, tudo bem?
ResponderExcluirMeu Fiesta está fazendo um barulho uma espécie de "vuuuuu" quando engato a ré, seguro o carro e faço a mesma em um aclive. Já trocaram a embreagem mas o problema ainda persiste.
Outra coisa é em relação a um barulho estranho de "pressão de óleo" nas arrancadas. Ele se torna mais presente na meia embreagem. Não chega a ser alto.
E aí, é motivo pra se preocupar ? Ví que tem muita gente que reclama de vários problemas de ruído e que convivem com ele por um bom tempo.
Ví que este câmbio é muito bom, mas tem uns problemas chatos... Detalhe: meu Fiesta está com 2000 e poucos KM só... Dá uma pena em saber que pra resolver isso terá que abrir a "caixa preta" (câmbio)
Fala Richard, tudo jóia?!
ExcluirCara, a Transmissão IB5+ ou IB5 e comum "roncar" um pouco sim, esse barulho que vc descreveu pode ser proveniente da pressão do platô, o meu Ka XR estava assim, mas como a embreagem estava contaminada com o óleo do motor, devido ao estouro do retentor do vira, acabava patinando.
O seu caso em específico não é para se preocupar é de comum da caixa, visto ainda pela KM. O ruído de pressão que vc escuta é do atuador da caixa, só tome cuidado em não manter o pé pressionado ao pedal pois o desgaste e maior e, como a peça é frágil, pode haver uma quebra.
No meu caso, após 96.000Km revisei praticamente só a embreagem e os atuadores, a caixa em sí esta perfeita, aconselho sempre, aos que tem um Ford com essa Km, a trocar o óleo da caixa (se melhor, com 80.000km pra menos).
Qualquer outra dúvida só perguntar.
Abraços.
Qual o óleo usado nesta transmissão?
ResponderExcluirLuciano,
ExcluirVc pode usar o 75w90
O cambio do meu ka ta duro demais, nao era assim, foi ficando com o tempo, tem algo que eu possa fazer? Sera q vou gastar muito? O ano dele é 2007, tem quase 130.000km (1.0)
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