sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

[Fim do Ka Sport] Adeus ao guerreiro.

Fala galera..

Pois é, e lá se vai em menos de 1 ano e meio de produção, o Ka Sport se despede da linha de montagem e do público fordeiro.

A revista Auto Esporte já anunciou o decreto final que os motores Zetec Rocam 1.6L não serão mais utilizados no Ka (já que o mesmo só equipava o Sport e em 2011 o Class).
Além do fim do Ka Sport, na internet já está rolando fotos do pátio da Ford em São Bernardo do Campo com algumas unidades do Novo Fiesta, que irá ser fábricado no Polo ABC, na mesma linha de montagem do Ka.

Apesar dos pesares, a Ford não decretou o fim do Ka, ele passará agora a ser fabricado em Camaçari - BA e com um desenho bem diferente do que estamos acostumados a ver, já que terá a versão 4 portas e Sedan.
O seu legado aqui foi cumprido, meu amigo.

Por um lado, podemos perceber que a Ford não se preocupou muito com o Marketing do pequeno esportivo, talvez tenha faltado aquela essencia que todos nós estávamos costumados a ver com esse tipo de série especial nos carros, mas por um outro lado, não houve interesse no público pelo carro, apenas pelos aficcionados pela marca que puderam desfrutar do carro.

Uma pena... agora nos resta aguardar a próxima geração e torcer para que o Ka, não perca a essencia de carro pequeno e ágil, como sempre foi e será.

Os dois sites que publicaram as notícias estão logo abaixo:

http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2013/01/ford-suspende-producao-do-ka-sport.html

http://www.noticiasautomotivas.com.br/new-fiesta-2014-ja-esta-nos-patios-da-ford-em-sao-bernardo-do-camposp/


Sites: Auto Esporte e Noticias Automotivas.

2 comentários:

  1. olá; não me surpreende a vida curta do Ka sport;
    apesar das qualidades mecanicas, passava ao consumidor a sensaçao de esportivo enfeitado, ao contrario da imagem de braveza que o xr transmitia. Eu mesmo nunca cogitei trocar meu XR por um desses. A propria linha ka do modelo atual, não caiu muito no agrado do consumidor brasileiro, tanto que a Ford já vai mudar o modelo. abs e continue com o bom trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Olá Krempel e amigos! Durante 12 anos tive um Ka 1.0 Rocam, ano/modelo 2000. Apesar do meu antigo Ka ser um modelo Image completo, sempre sonhei com um XR daquela geração. O tempo e a vida passaram, e nunca pude ter um XR no seu auge como modelo corrente. Passados todos esses anos, num momento favorável e com um pouco de sorte, minha vida cruzou com um Ka Sport. Em 2012 peguei o meu Sport cor branco ártico, catálogo KSD3 com airbag duplo (único opcional). O motor Rocam 1.6 na carroceria leve do Ka continua ágil e divertido para quem está acostumado com carros originais de fábrica sem grandes pretensões ao estilo "racing". A tocada é boa, mas longe de se igualar a do Ka antigo, pois essa carroceria é menos amarrada e nem barra estabilizadora tem (invés disso optaram por molas muito duras), mas eu consegui colocar a barra no meu! E a posição de dirigir ficou a desejar. O negócio é apreciar as qualidades tão diferentes quanto exclusivas desse Ka Sport: seu visual metido à invocado (tentando se passar por um pretenso Mini Cooper - há quem confunda, hahaha) e a bela carroceria 2 portas, pois de resto jamais será um sucessor do XR. Agora, gostaria de saber quantas unidades desse modelo foram produzidas nesse curto período. Essa informação será valiosa daqui a uns anos para nós que nos dedicamos a cuidar com carinho das nossas máquinas que virarão raridade (aliás, foi pesquisando por isso que caí aqui no seu blog). Quem sabe você levanta esse dado com exclusividade para nós? Grande abraço!

    ResponderExcluir