terça-feira, 31 de julho de 2012

Mecânica (revisão / montagem) Transmissão IB5




Depois de um bom tempo sem postar, hoje vou postar algo que pode ajudar muita gente que, como eu, sofreu com um problema crônico do IB5 (válido também para o IB5+) que é a perca de pressão do atuador da caixa de marchas e do pedal da embreagem, comprometendo o platô e o disco, mantendo o pedal pressionado a todo tempo.


Um dica boa e, na hora de substituir os atuadores, verificar o retentor do volante do motor, há o costume de um vazamento minimo de óleo mas que compromete o disco e platô.


Abaixo segue duas matérias boas com relação a revisão e substituição das peças.



PS: Vou publicar os dois trecos e o link direto também.


1° Dica (Montagem):



2° Dica (Manutenção):


Abaixo segue o link com a matéria na íntegra, com o passo a passo:


Cap. 140 - Montagem
http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=1152


Cap. 141 - Manutenção
http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=1076

Fonte: Oficina Mecânica

5 comentários:

  1. Oi Adriano, tudo bem?

    Meu Fiesta está fazendo um barulho uma espécie de "vuuuuu" quando engato a ré, seguro o carro e faço a mesma em um aclive. Já trocaram a embreagem mas o problema ainda persiste.

    Outra coisa é em relação a um barulho estranho de "pressão de óleo" nas arrancadas. Ele se torna mais presente na meia embreagem. Não chega a ser alto.

    E aí, é motivo pra se preocupar ? Ví que tem muita gente que reclama de vários problemas de ruído e que convivem com ele por um bom tempo.

    Ví que este câmbio é muito bom, mas tem uns problemas chatos... Detalhe: meu Fiesta está com 2000 e poucos KM só... Dá uma pena em saber que pra resolver isso terá que abrir a "caixa preta" (câmbio)

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    1. Fala Richard, tudo jóia?!

      Cara, a Transmissão IB5+ ou IB5 e comum "roncar" um pouco sim, esse barulho que vc descreveu pode ser proveniente da pressão do platô, o meu Ka XR estava assim, mas como a embreagem estava contaminada com o óleo do motor, devido ao estouro do retentor do vira, acabava patinando.

      O seu caso em específico não é para se preocupar é de comum da caixa, visto ainda pela KM. O ruído de pressão que vc escuta é do atuador da caixa, só tome cuidado em não manter o pé pressionado ao pedal pois o desgaste e maior e, como a peça é frágil, pode haver uma quebra.

      No meu caso, após 96.000Km revisei praticamente só a embreagem e os atuadores, a caixa em sí esta perfeita, aconselho sempre, aos que tem um Ford com essa Km, a trocar o óleo da caixa (se melhor, com 80.000km pra menos).

      Qualquer outra dúvida só perguntar.

      Abraços.

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  2. Qual o óleo usado nesta transmissão?

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  3. O cambio do meu ka ta duro demais, nao era assim, foi ficando com o tempo, tem algo que eu possa fazer? Sera q vou gastar muito? O ano dele é 2007, tem quase 130.000km (1.0)

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