sexta-feira, 21 de setembro de 2012

New Ka Sport - (Curiosidades)

Fala galera,

Retornando a um post bem simples e resumido, falarei sobre o Ka Sport que, entrou no mercado em meados de Janeiro de 2012 trazendo com ele a proposta de ser um "Novo" Ka XR do mercado atual.

 Estéticamente, o Ka Sport chama atenção!


Consagrado já pelos seus 3 anos no mercado, em sua nova plataforma, a Ford decidiu abandonar os motores 1.6L na plataforma básica (Class) e implementar no Ka Sport.
A proposta foi que, o Ka renovaria o mercado dos "pseudo-esportivos" e agregasse a ele o único valor (dentre alguns que citarei em seguida) que seria o motor 1.6L, velho conhecido Rocam, com seus 102hp (Gasolina) e 107hp (Etanol).

Disponível nas cores: Branco Ártico (faixas pretas) , Preto Ebony (faixas brancas), Vermelho Bari (faixas brancas), Laranja Ibiza (faixas pretas) e Prata Geada (faixas pretas).

Valor: A partir de R$ 32.550

A principal mudança foi na inclusão de Spoilers laterais, Aerofólio, Rodas de 15 polegadas e as faixas, imitando o Mustang.
Internamente, houve poucas mudanças, o volante de 2 raios ainda permanece, mas a base é a do Ka XR com um material um pouco inferior. O painel possui um grafismo único, imitando as faixas que atravessam o carro, os bancos são em formatos de semi-concha e com uma grafia bem harmoniosa.
O interior agrada e acomoda bem até 4 pessoas.

Mecanicamente o Zetec Rocam ainda prevalece com o seu potencial, desde o lançamento dos motores Flex (com leves mudanças na Injeção Eletrônica). O conjunto de transmissão é a IB5+ (famosa 3° longa), com engates precisos e leves.

                                          
O conhecido Zetec Rocam atrai os bons olhos ainda.


Ka Sport (XR)?
Em um modo conservador e atraente ao mesmo tempo, a Ford arriscou a idéia e trazer ao mercado o novo XR, pequeno (a plataforma é a do Fiesta), mas com o mesmo peso do Ka antigo, um bom conjuto de suspensão / motor e os atrativos da série.

Algumas experiências com o Sport fez com que eu avaliasse os 2 modelos. A forma de dirigir (ambos), praticamente não mudou, o que se pode notar de diferente é a condução mais calma e tranquila do Sport, ao contrário do XR que, traz consigo, uma direção mais pesada (calibragem diferente da caixa de direção) e a rapidez com que contorna uma simples curva em uma velocidade constante e mais duro, decorrente da barra estabilizadora.

Opinião minha: O Sport é um excelente custo/benefício hoje pra quem procura um popular com uma potência relativamente boa, um bom pós-venda e assistência. 
A Ford conseguiu agregar algumas ressalvas do Ka antigo, o que faz lembrar em alguns aspectos que estamos dentro de um "grande" XR. Talvez com Unichip, comando e escape dimensionado, o Sport fique muito mais interessante do que já é.





Nenhum comentário:

Postar um comentário