segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Reparos e defeitos - Ignição e Injeção

Sistema de Ignição em módulos / Reparos

Um defeito frequente é conhecido como “pulso fraco” na bobina, onde há um pulso, mas não o suficiente para termos uma faísca no veículo. Para diagnosticar, o correto é utilizar um osciloscópio de boa qualidade de sinal. Ao verificar com bastante atenção utilizando a “canetinha”, na maioria dos casos consegue-se detectar este pulso alterado.  Geralmente quando ocorre este pulso fraco, consegue-se reparar o módulo, sanando o defeito e não sendo necessária a substituição. Lembrando que é importante conferir a bobina posteriormente.
Alguns sistemas que apresentaram este problema de pulso fraco foram:

Sistema Ford EEC 6:  aplicado nos veículos Ford EcoSport e Fiesta a gasolina.

Sistema Ford EEC 5: aplicado em veículos Ford Ka, Fiesta, Courier, entre outros a gasolina.

Os módulos da Ford sofrem bastante queima na parte de potência, causados por problemas na bobina. 






Fonte: Oficina Brasil - Técnicas

Uma outra dica boa é sobre o funcionamento da central EECV - OBD II, implantada em 1994 que equipava os motores Zetec 1.4 16v e a linha Rocam a partir de 2000. Defeitos passíveis do sistema PATS é comum, perante a erros em MAP ou MAF, sendo detectados pelo UTC e apagados pelo modo do Scanner (Alpha Test).


O Sistema Integrado de Injeção / Ignição eletrônica EEC V (Electronic Engine Control - V) foi projetado no início da década de 90.O EEC V é capaz de realizar milhares de comandos por segundo. Uma de suas versões foi utilizada na Fórmula-1 em 1994. Equipou a Benetton-Ford com motores Zetec RV8, sob o comandado do piloto alemão  Michael Schumacher.É, por definição, um sistema de injeção seqüêncial, utilizando uma válvula injetora para cada cilindro. As válvulas injetoras encontram-se instaladas no coletor de admissão. O sistema de ignição é do tipo estática (nãoutiliza distribuidor de ignição). Não há necessidade de regulagem do ângulo de avanço inicial (ponto de ignição). No Brasil equipa os veículos Ford Ka, Fiesta, Courier (com motores Endura, Zetec 1.4 16 V e Zetec Rocam) e Escort  (com  motor  Zetec 1.6 Rocam).Nos veículos com motores Endura e Zetec 1.4 16V a massa de ar admitida pelo motor é calculada através do método da medição direta do fluxo mássico, por isso, têm como principal sensor o medidor de massa de ar MAF. Nos veículos com motores Zetec Rocam a massa de ar admitida é calculada pelo método da velocidade /densidade, sendo o sensor de pressão e temperatura do ar - MAP / ACT o principal parâmetro para o cálculo. O EEC V trabalha em malha fechada. Utiliza sensor de oxigênio (sonda lambda) que monitora a eficiência do processo de combustão. É um sistema de Injeção/Ignição digital, capaz de detectar inúmeras falhas que são armazenadas na memória da UCE em forma de códigos numéricos (códigos DTC). Os códigos de defeitos podem ser acessados somente com o auxílio de equipamentos do tipo Scanner.O sistema EEC V se encaixa no padrão OBD II (On Board Diagnostic System - II). 

O OBD II foi criado com o objetivo de minimizar as diferenças entre os sistemas e diminuir o índice de emissões de poluentes. Mesmo com a padronização OBD II, os sistemas de injeção eletrônica continuam bastante distintos devido a infinidade de componentes existentes.Com a unidade de comando eletrônico - UCE do sistema EEC V, pode vir incorporado (opcional) o Sistema  Passivo Anti-furto (PATS).Nesse sistema, na cabeça da chave de ignição, existe um dispositivo (CHIP) denominado transponder que transmite (por onda de rádio) um código secreto à unidade de comando - UCE. A partida do motor só é permitida se esse código for reconhecido pela UCE. Quando o código é reconhecido, a UCE apaga a lâmpada*do sistema PATS (1 segundo após ter sido ligada a chave de ignição) e passa a controlar normalmente os sistemas de injeção/ignição e partida do motor.Se o código não for reconhecido a UCE mantém a lâmpada* do sistema PATS continuamente piscando e bloqueia os sistemas de injeção/ignição e partida do motor.*A lâmpada do sistema PATS (Pats led) está localizada junto ao relógio (de horas) do veículo – lâmpada vermelha.

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