segunda-feira, 1 de julho de 2013

[Produção] Linha de montagem revolucionária.

(Sem o abandono..) Fala galera, sei que a demora é grande, mas esquecer do blog.. jamais!! rsrsrs.


Algumas semanas atrás passamos por um lançamento nacional, o New New Fiesta (sim, 2 New's), sendo fabricado em terra tupiniquim, no polo ABC, na primeira e pioneira planta de São Bernardo do Campo.


O começo de tudo - Planta São Bernardo do Campo.

Um pequeno resumo do que se diz respeito a fábrica do ABC:

São Bernardo do Campo
A Planta São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo, dedica-se à manufatura de veículos automotores, da estamparia à montagem final.
O Conjunto Industrial Ford São Bernardo do Campo - no ABC paulista, berço da indústria automobilística brasileira - é a unidade em operação mais antiga da empresa e também a sua sede administrativa. Ela abriga duas fábricas: a de Carros, que hoje produz o Novo Ka e a picape Courier, e a de Caminhões. Além da linha Cargo - formada por 12 modelos de caminhões leves, médios e pesados, com peso bruto total de 7.700 kg a 45.150 kg e diversas configurações - ela produz também os caminhões e picapes Série F.

Fonte: miniford.com.br

Lembro-me que, em 1997, com o lançamento do Ka aqui no Brasil, a Ford transformou totalmente a linha de produção em equipamentos tecnológicos avançados, trazendo consigo equipamentos europeus para manter a tradição do modelo europeu em nosso país. A fábrica foi pioneira em tecnologia e continua sendo, dela nasceu o Ford Ka de todas as gerações (produzindo ainda apenas na versão 1.0 Class, com diversos pacotes de opcionais).

Linha de montagem - Processo de montagem do motor à carroçaria

Hoje a linha é baseada no: New Fiesta, Courier (últimos suspiros) e toda a lInha Cargo. Abaixo segue a relação completa do polo industrial do ABC.


O Conjunto Industrial Ford São Bernardo do Campo - no ABC paulista, berço da indústria automobilística brasileira - é a unidade em operação mais antiga da empresa e também a sua sede administrativa. Ela abriga duas fábricas: a de Carros, que hoje produz o Novo Ka e a pick-up Courier, e a de Caminhões. Além da linha Cargo - formada por 12 modelos de caminhões leves, médios e pesados, com peso bruto total de 7.700 kg a 45.150 kg e diversas configurações - ela produz também os caminhões e pick-ups Série F.

Seus produtos atendem não só o mercado nacional como também diversos países da América do Sul, América Central e México.

A Ford iniciou suas atividades no local em 1967, quando adquiriu a Willys Overland do Brasil e expandiu sua atuação no Brasil. De suas linhas de montagem já saíram diversos modelos de sucesso, desde o Jeep Willys e o utilitário Rural, passando pelo Corcel, Maverick, Del Rey, Pampa, Escort, Ka e Fiesta Street até os produtos atuais.
Em janeiro de 2001, a fábrica de caminhões Ford, que até então funcionava no bairro do Ipiranga, foi integrada às suas instalações.

Manufatura enxuta
A fábrica se caracteriza pelo processo constante de renovação e utiliza modernos sistemas de produção, integrados no modelo conhecido como FPS - Sistema de Produção Ford. O conceito que ela segue é o da manufatura enxuta, focado em obter o máximo de eficiência e economia, com a eliminação dos gargalos e desperdícios. Outro ponto que chama a atenção na fábrica é a logística apurada, que reduz a estocagem de materiais nas linhas de montagem ao mínimo indispensável, utilizando os processos Kan Ban/Just in Time, em estreita sintonia com os fornecedores.

As suas áreas produtivas incluem desde as fases de estamparia, submontagem e pintura até a montagem final, com equipamentos modernos e robôs automatizados que garantem a estabilidade da produção.

Times integrados
A organização do trabalho, baseada nos conceitos do Sistema de Produção Ford, segue a filosofia da "pirâmide invertida". Ou seja, os times de trabalho controlam as operações de sua área, com liberdade para sugerir mudanças e melhorias na operação. Aos líderes cabe o papel de orientar, motivar e agir como facilitadores para que as metas sejam atingidas, tendo sempre como foco a satisfação dos clientes. Para que esse sistema funcione corretamente, a Ford desenvolve um trabalho permanente de treinamento dos empregados e realiza avaliações em que a fábrica é pontuada de acordo com uma escala mundial de metas.

Além de treinamentos básicos, como organização, gerenciamento visual e manutenção de equipamentos, o Sistema de Produção Ford inclui disciplinas de saúde e segurança, métodos de solução de problemas e proteção do meio ambiente. O atendimento às normas de qualidade ISO 9001 e de gestão ambiental ISO 14001 são itens obrigatórios do programa.

Toda essa estrutura, aliada a soluções revolucionárias de controle de qualidade e logística, garantem não só a confiabilidade do produto como flexibilidade no processo produtivo para atender de perto às necessidades dos clientes.

Caminhões
A Fábrica de Caminhões Ford tem como diferencial o sistema de montagem modular. Ao contrário do processo tradicional, em que as peças são estocadas ao longo da linha, os componentes seguem junto com cada veículo, em um carrinho especial. Todas as peças são pré-separadas em uma área batizada de "supermercado".

A área da Tapeçaria também utiliza um sistema de plataformas móveis, que transportam o montador junto com o veículo. Isso permite uma posição mais confortável para os trabalhadores, que contribuíram com centenas de sugestões no processo de desenvolvimento desse sistema.

Um robô executa o trabalho de colocação dos para-brisas nos veículos. As ferramentas utilizadas na linha são elétricas, em vez de ar comprimido, o que garante maior precisão e controle de torque, com ausência de ruídos.

Conjunto Industrial Ford São Bernardo do Campo
Avenida do Taboão, 899
Bairro Rudge Ramos - São Bernardo do Campo - São Paulo
CEP: 09.655-900



Área total:1.070.000 m²
Área construída:415.000 m²
Capacidade:160.000 automóveis/ano e 40.000 caminhões/ano


Fonte: Ford



5 comentários:

  1. Show de bola o site parcero! To pensando em pegar uma ka 1.6 do modelo antigo provavelmente ano 2007/2006. Voce tem seguro no seu? Meu medo é esse, por seguro no bixinho. Abraço e otimo site, muitas coisas sobre a mecanica, que é muito dificil de achar e é muito interessante. Tenho uma moto ninja 250 e eu faço absolutamente tudo nela graças aos manuais de serviço, pena que mexer num carro nao seja tao facil. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Handrei...

    Obrigado pelo comentário e pelo elogio.


    SObre o seguro do Ka, não é muito caro, a média é de 1000 a 1300 reais.

    É uma boa pedida o XR.


    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Adriano. Você indica alguma loja ou centro automotivo especializado onde eu consigo encontrar peças originais pro XR? Tenho um 2007 que adquiri recentemente e estou tendo dificuldades nessa busca... em geral as autopeças tentam "empurrar" itens compatíveis ou ainda incorretos propondo "adaptações". Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rober,

      Aconselho a ir em Concessionários ou Distribuidores independentes.


      Abraços

      Excluir
    2. Recentemente troquei a barra estabilizadora devido à uma colisão, e devido ao seu questionamento comecei a me perguntar se ela possui a dimensão correta, pois li numa matéria argentina postada aqui, que a barra do XR é mais reforçada que as normais.

      Excluir