Retomando o blog e com um post bem bacana, um teste rápido feito pela Ford HP em 2007, no Autódromo de Jacarépagua, destacando bem os pontos fortes e fracos do nosso Ka XR.
Na pista Figurinha carimbada dos eventos conhecidos como Track Day, o Ka XR por suas características dinâmicas conquista a cada evento mais admiradores. Sua tendência ao sobre-esterço ("saída de traseira") nas entradas de curva permite ao condutor entrar e contornar com maior velocidade as curvas.
Seu ponto fraco, a potência de 95cv (reduzida no modelo 2007 para 93 cv) é contornado pelos condutores com kits que partem da instalação de novos sistemas de admissão e escape e vão até a adaptação de sobre-alimentação (turbo) ou implementação de comando de válvulas "DTM", que levam o Ka 1.6 até potências da ordem de 180 cv.
Apesar de seu excelente comportamento em curvas, o Ka 1.6 não tem
força suficiente para acompanhar veículos mais potentes nas retas.
Os proprietários são os maiores fãs. A seção "Opinião do Dono" do site Carsale aponta que 86,36% dos proprietários do Ford Ka são satisfeitos e 84,85% recomendam o carro. Apenas para citar um exemplo, o Vw Gol, até então o veículo mais vendido no país, tem apenas 60% dos proprietários satisfeitos segundo a mesma seção.
Villa, proprietário de um Ka XR 1.6 2004, enaltece a diversão proporcionada. "Dos carros nacionais o Ka 1.6 é, de longe, o mais divertido de todos. No autódromo isso é garantia de prazer a cada curva pois o carro é muito controlável e você consegue colocá-lo exatamente onde quer, abusando nas derrapagens controladas de ambos os eixos", mas ressalta: "Há uma "sobra" de chassi para o motor original. Com uns 150 cavalos é que o carro aparece em todo o seu potencial. As saídas de curva mudam completamente e o Ka fica ainda mais controlável e divertido!"
Umberto, atual proprietário de 3 Ka XR e ex proprietário de outros 2, explica seu fanatismo pela honestidade do carro. "não se compra enganado achando que é um 1.0 econômico, não se compra achando que é um carro que leve uma família para viajar e sim sabendo que é um "viável" (não "barato") modo de se andar rápido e seguro.
Rajão se impressiona com a durabilidade de seu Ka Action 1.6. Afinal, após 11 Track Days, 85.000 km, dos quais 60.000 com Unichip, apenas trocou óleo, pneus e freios.
Continua.....
Avaliações FordHP - Ka XR 2007
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aproveitando, o destaque para os Ka's fuçados na pista foi dito, a receita em 2007 era a febre dos DTM's, onde com pouco investimenta obtinha-se seus 150hp com facilidade. Uma das receitas mais consagradas até hoje é a substituição da árvore do comando de válvulas pelo SWR, Carlini ou até mesmo o DTM, a modificação no coletor de escape, inserção do Unichip e transformar o rocam em flex (taxa + rebaixamento do cabeçote).
Vale a pena ler o restante da matéria no site da FordHP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário