Entrando um pouco na particularidade entre o modelo antigo (até 2007) e o novo (2008 em diante), vou postar sobre as principais diferenças técnicas entre os dois, ressaltando principalmente a parte mecânica.
A principal diferença mêcanica entre os dois modelos é o câmbio. O Old Ka oferece uma caixa com relação bem curta, sendo essa a IB5 e o New Ka com uma relação longa (IB5+).
Talvez o que mais irá distinguir o Old do New é a relação de marchas e, por mais que o New Ka seja encorpado, o Rocam 1.6 Flex de 111hp (2008 até início de 2010) e 107hp (2010 até hoje), não faz feio. O peso permaneceu o mesmo e os engates precisos e suaves também, mas a relação com o famoso "buraco" na 3° marcha, deixa o New Ka .. digamos.. morto.
Para se ter uma comparação da relação de marchas, segue abaixo a tabela:
Old Ka (1.6):
1° - 3,58
2° - 1,93
3° - 1,41
4° - 1,11
5° - 0,88
Diferencial: 4,06
New Ka (1.6):
1° - 3,54
2° - 2,04
3° - 1,28
4° - 0,95
5° - 0,75
Diferencial: 3,82
Uma curiosidade que é interessante saber é sobre o peso. O New Ka, por ser "feito", sobre a plataforma do Fiesta MK6, engordou apenas 38kg do seu irmão mais velho.
Outro adendo é uma matéria que a 4rodas fez sobre o New Ka, sobre uma mula que andava na pista de testes em Tatuí, onde ajudou na criação do irmão mais novo do XR:
"Maldade, vocês chamarem de FranKastein", diz Klaus Mello, supervisor de dinâmica veicular. "A gente batizou de FiesKa, mais carinhoso." Cara de Fiesta Street, corpo de Ka, era mula do novo modelo, que nós flagramos em 2005. No campo de provas de Tatuí (SP), em abril de 2006, o FiesKa foi avaliado por Richard Parry-Jones - o engenheiro que fez da Ford referência mundial em prazer ao dirigir. "Ele trouxe diversas sugestões para refinar a resposta da direção. Ajudou bastante." (fonte: quatro - rodas)
Continua no próximo post...
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