Entrando um pouco na particularidade entre o modelo antigo (até 2007) e o novo (2008 em diante), vou postar sobre as principais diferenças técnicas entre os dois, ressaltando principalmente a parte mecânica.
A principal diferença mêcanica entre os dois modelos é o câmbio. O Old Ka oferece uma caixa com relação bem curta, sendo essa a IB5 e o New Ka com uma relação longa (IB5+).
Talvez o que mais irá distinguir o Old do New é a relação de marchas e, por mais que o New Ka seja encorpado, o Rocam 1.6 Flex de 111hp (2008 até início de 2010) e 107hp (2010 até hoje), não faz feio. O peso permaneceu o mesmo e os engates precisos e suaves também, mas a relação com o famoso "buraco" na 3° marcha, deixa o New Ka .. digamos.. morto.
Para se ter uma comparação da relação de marchas, segue abaixo a tabela:
Old Ka (1.6):
1° - 3,58
2° - 1,93
3° - 1,41
4° - 1,11
5° - 0,88
Diferencial: 4,06
New Ka (1.6):
1° - 3,54
2° - 2,04
3° - 1,28
4° - 0,95
5° - 0,75
Diferencial: 3,82
Uma curiosidade que é interessante saber é sobre o peso. O New Ka, por ser "feito", sobre a plataforma do Fiesta MK6, engordou apenas 38kg do seu irmão mais velho.
Outro adendo é uma matéria que a 4rodas fez sobre o New Ka, sobre uma mula que andava na pista de testes em Tatuí, onde ajudou na criação do irmão mais novo do XR:
Continua no próximo post...
Nenhum comentário:
Postar um comentário