Aproveitando mais uma parte de dicas, podemos mencionar uma não tão pouco importante e que muda relativamente o comportamento do Zetec Rocam.
A maioria dos Zetec Rocam, 1.6, vem com a TBI (Corpo de Borboleta) não abrindo 100%, sendo assim não utilizando todo o seu torque que é a peça chave do modelo. A princípio, foi constatado por vários consumidores que, o corpo de borboleta em pedal WOT (fim de curso) abre em um angulo de até 70%, padrão de fábrica.
Para isso, a regulagem é feita entre o consumidor, o processo é bem fácil e tranquilo. Como o acelerador do Zetec Rocam é por cabo, basta soltar o CLIP do cabo e puxar conforme o pedal estiver até o fim do curso, claro que, explicando assim é dificil entender.
Vou disponibilizar abaixo o passo a passo para a alteração e o uso correto desse sistema.
O tutorial foi criado por um membro da FordHP, tendo um êxito no trabalho final.
1º) Desmonte o filtro de ar, de modo a ter acesso à borboleta, igual a foto abaixo...
2º) peça para um amigo pisar no acelerador até o final e manter pressionado, e veja até onde abre a borboleta... depois disso, com a mão mesmo, verifique se a borboleta tem mais curso. Geralmente, ainda tem uns 20% a mais de curso que o acelerador não consegue abrir..
3º) Identifique o suporte do cabo do acelerador, que fica um pouco antes de chegar na TBI
4º) Retire essa peça de metal (clipe) que fica em cima do suporte
5º) Como se pode ver na foto abaixo, no suporte do cabo do acelerador tem umas pequenas ranhuras na peça, elas servem para que o clipe de metal fique preso.. regule da maneira que for preciso (deixando mais ou menos folgado), e depois coloque o clipe e encaixe o conjunto novamente no suporte
6º) Verifique se a lenta do carro não ficou alterada (se você esticar muito o cabo, vai fazer com que a borboleta fique aberta sempre). Depois verifique se ao pisar fundo no acelerador a borboleta abra 100%
7º) Pronto... seu carro já está com a borboleta regulada. Monte todo o sistema de filtro de ar novamente.
Crédito das imagens: Diego Silva.
7º) Pronto... seu carro já está com a borboleta regulada. Monte todo o sistema de filtro de ar novamente.
Crédito das imagens: Diego Silva.
Uma sugestão... Com um scanner de injeção, vc consegue verificar a abertura da TBI. Realmente muito esclarecedora essa postagem. Tenho um scanner bluetooth e reparei que a abertura não passava de 70%! Obrigado pelas dicas!
ResponderExcluirExcelente blog ! Parabens
ResponderExcluirSó uma pergunta eu tenho o new ka 2012 1.0,será que a TBI dele abre só 70% tambem ?
Adriano. Acabei de fazer aqui no Xr 01 depois de ler essa postagem, realmente o carro é todo zero ainda, abria apenas os 70%. Ainda nao rodei mas ficou bem melhor fisicamebte falando
ResponderExcluirEu tenho um astra GSI, ontem passei o scanner e através dele percebi que a borboleta abria no máximo 76°, pesquisei bastante na internet se não deveria abrir 90° e o único lugar que menciona algum valor de ângulo foi neste blog. Valeu pelas informações.
ResponderExcluirObs.: O sistema de acelerador a cabo do GSI é muito semelhante a este.