O post hoje, fugindo de novo da técnica, vou falar um pouco sobre a edição especial que saiu em 2001.. o Ka Black.
Em 2001, após o lançamento do Ka XR, a Ford quis atender a dois tipos de público específico, o jovem (XR) e o mais conservador (Black).
O Ka Black trouxe ao mercado um tipo de modelo diferente dos demais compactos, trazendo com opcional (e único naquela época) a opção de blindagem, pois o público que o carro atendia era aqueles ricos que tinham algum carro mais caro e preferiam andar no dia a dia com um compacto, bem econômico e menos chamativo.
Ao contrário do Ka XR, o Black oferecia como opcional a blindagem em nível III A e o som com a frente preta, acompanhando a cor do painel. Fora desses opcionais, o Ka Black não oferecia o Air Bag, porém os bancos em couro na cor preta com o logo Ka era de fábrica.
Foram fabricados poucas unidades da edição (em torno de 100 veículos), onde, mais ou menos 60 delas era o 1.6 (que, de opcional, oferecia a saia lateral similar ao do XR e a entrada frontal de ar no parachoque).
A motorização permanece a mesma, Zetec Rocam 1.0 (65hp) e 1.6 (95hp).
Hoje, no mercado de usados, é bem dificil achar o modelo, porém ainda acha. Como a estética e a mecânica é praticamente de um Ford Ka XR (tirando a parte externa), fica fácil de "arrumar" o carro e manter original, tirando (infelizmente) algumas peças que, no catálogo e na ford, já estão descontinuadas, como as peças de acabamento interno.
Abaixo segue alguns adendos (retirado da FordHP):
Exterior:
Produzido somente na cor preto Ébony, o modelo, que teve apenas 800 unidades, possui rodas de liga leve com desenho exclusivo, calçadas em pneus 185/60 R14, na versão 1.6, spóilers laterais, aerofólio na tampa traseira, logotipo black na coluna C e ponteira cromada de escapamento. Estes equipamentos, o diferem das outras versões do modelo.
Interior:
Além disso, o Ka Black é equipado com pára-brisa degradê, vidros verdes Plus (com 75% de transparência), painel de instrumentos híbridos com hodômetros digitais e instrumentos analógicos, bem como o conta-giros.
Com toques de esportividade, destacam-se o painel na cor branca, tacômetro e ponteiros vermelhos. E, para cativar ainda mais os motoristas, o compacto da montadora norte-americana era equipado com direção hidráulica, ar-condicionado com recirculador, travamento central das portas e vidros com comando elétrico e sistema "um toque", retrovisores com regulagem interna e abertura interna do porta-malas, entre outros itens.
Comportamento:
Dinamicamente, o Ka Black proporciona a satisfação de uma condução arrojada. Suas reações rápidas garantem a sensação de esportividade, com marchas bem programadas, respostas precisas do volante, sensação firme da suspensão, com aderência ao solo e sem qualquer inclinação da carroceria. Esse comportamento dinâmico é resultado de um projeto que teve como objetivo harmonizar desempenho, estabilidade e conforto com os reconhecidos atributos de torque e potência do motor Zetec RoCam.
meu sonho é ter esse ka black, os de farol trazeiros pequenos, fabricados em 2001, acho lindo.
ResponderExcluirE eu sou um feliz proprietário !!!
ResponderExcluirq
ResponderExcluirTambém sou um do Black 1.6 carro excelente
ResponderExcluir