segunda-feira, 14 de maio de 2012

Curiosidades (2) - Offset e Conjunto de Susp.

Fala galera..



Dando continuidade ao post, hoje vou entrar em poucos detalhes, apenas pra conhecimento, sobre as diferenças (poucas) entre o sistema de suspensão e o offset das rodas (talas) entre os dois modelos.

Por mais iguais que pareçam, tecnicamente, o Old Ka traz um sistema de suspensão mais travado, em 2001, no seu lançamento, a Ford adequou ao modelo XR e Black, o conjunto de amortecedores Motorcraft a Óleo e molas mais firmes, fazendo assim do Ka mais travado do que os modelos de entrada (1.0). O Offset é de 31mm, ou seja, as rodas ficam alojadas um pouco pra fora.
O New Ka traz amortecedores a gás, Motorcraft, em conjunto com as rodas com offset de 47,5mm, ou seja, rodas mais pra dentro da carroceria.


Agregando assim os dois conjuntos, o Old Ka possui um conjunto neutro e, com a barra estabilizadora inferior dianteria (disponível apenas no 1.6), o conjunto (chassi / carroceria), mantém o carro bem travado em curvas rápidas e uma maior segurança em altas velocidades em estradas. O New Ka, por trazer uma carroceria do Fiesta, ainda assim traz um apelo esportivo ao conjunto e a forma de condução, mantendo o carro bem neutro e macio em ondulações.

Por uma breve comparação, os dois modelos adequam um conjunto extremamente satisfatório, porém com grandes diferenças entre sí. Talvez, por maior que seja a diferença entre carroceria e chassi, os modelos igualam entre sí o extremo prazer agradável de condução.

Um comentário: