quarta-feira, 9 de maio de 2012

Ka Black (edição especial)

Fala galera..


O post hoje, fugindo de novo da técnica, vou falar um pouco sobre a edição especial que saiu em 2001.. o Ka Black.



Em 2001, após o lançamento do Ka XR, a Ford quis atender a dois tipos de público específico, o jovem (XR) e o mais conservador (Black).
O Ka Black trouxe ao mercado um tipo de modelo diferente dos demais compactos, trazendo com opcional (e único naquela época) a opção de blindagem, pois o público que o carro atendia era aqueles ricos que tinham algum carro mais caro e preferiam andar no dia a dia com um compacto, bem econômico e menos chamativo.

Ao contrário do Ka XR, o Black oferecia como opcional a blindagem em nível III A e o som com a frente preta, acompanhando a cor do painel. Fora desses opcionais, o Ka Black não oferecia o Air Bag, porém os bancos em couro na cor preta com o logo Ka era de fábrica.

Foram fabricados poucas unidades da edição (em torno de 100 veículos), onde, mais ou menos 60 delas era o 1.6 (que, de opcional, oferecia a saia lateral similar ao do XR e a entrada frontal de ar no parachoque).
A motorização permanece a mesma, Zetec Rocam 1.0 (65hp) e 1.6 (95hp).

Hoje, no mercado de usados, é bem dificil achar o modelo, porém ainda acha. Como a estética e a mecânica é praticamente de um Ford Ka XR (tirando a parte externa), fica fácil de "arrumar" o carro e manter original, tirando (infelizmente) algumas peças que, no catálogo e na ford, já estão descontinuadas, como as peças de acabamento interno.

Abaixo segue alguns adendos (retirado da FordHP):

Exterior:
     Produzido somente na cor preto Ébony, o modelo, que teve apenas 800 unidades, possui rodas de liga leve com desenho exclusivo, calçadas em pneus 185/60 R14, na versão 1.6, spóilers laterais, aerofólio na tampa traseira, logotipo black na coluna C e ponteira cromada de escapamento. Estes equipamentos, o diferem das outras versões do modelo.
design diferenciado
rodas exclusivas
Interior:
   Aqui estão os grandes destaques do Ka Black. Contando com o tradicional acabamento refinado Ford, o veículo foi brindado com detalhes exclusivos.
Beleza e sofisticação...
...revestimento de couro.
   O Ka Black conta com belíssimos bancos de couro, com um detalhe interessante, bolsas nas laterais para acondicionamento de telefone celular além de bolsas porta-revistas atrás de seus bancos dianteiros. Possui ainda o logo 'ka' nos bancos dianteiros, seus revestimentos laterais e de portas, também são em couro.

resvestimentos belos...

...maçaneta cromada.
   
     Além disso, o Ka Black é equipado com pára-brisa degradê, vidros verdes Plus (com 75% de transparência), painel de instrumentos híbridos com hodômetros digitais e instrumentos analógicos, bem como o conta-giros.
     Com toques de esportividade, destacam-se o painel na cor branca, tacômetro e ponteiros vermelhos. E, para cativar ainda mais os motoristas, o compacto da montadora norte-americana era equipado com direção hidráulica, ar-condicionado com recirculador, travamento central das portas e vidros com comando elétrico e sistema "um toque", retrovisores com regulagem interna e abertura interna do porta-malas, entre outros itens.
   Preocupada com a questão da segurança, a Ford firmou uma parceria com a Inbra Blindados. A empresa desenvolveu um kit específico para a blindagem do Ka Black, adaptado ao projeto do veículo, que acrescenta 90 kg ao seu peso original, com vidros e painéis balísticos de nível executivo (proteção contra armas curtas, como pistolas 9 mm, 357 Magnum e Magnum 44 de baixa velocidade).

Comportamento:
     Dinamicamente, o Ka Black proporciona a satisfação de uma condução arrojada. Suas reações rápidas garantem a sensação de esportividade, com marchas bem programadas, respostas precisas do volante, sensação firme da suspensão, com aderência ao solo e sem qualquer inclinação da carroceria. Esse comportamento dinâmico é resultado de um projeto que teve como objetivo harmonizar desempenho, estabilidade e conforto com os reconhecidos atributos de torque e potência do motor Zetec RoCam.





4 comentários: