quinta-feira, 31 de maio de 2012

Mecânica (3) - Sobre o Zetec Rocam

Retomando o post após, quase, 1 semana..


Retirando o post da FordHP, acho legal agregar ele ao blog, afinal, o Zetec Rocam é a família do Old Ka e, diga-se de passagem... um excelente motor.


Mantendo a bela forma e inúmeros motores fabricados, espalhados pelo Brasil, infelizmente, após 13 anos de fabricação, a Ford o aposentou.. mas manteve um legado digno de um excelente custo / benefício e mantém até hoje. 


Abaixo um texto bem elaborado do que foi e é o Zetec Rocam (pela FordHP)

"Melhor Torque, Melhor Potência. Melhor sair da frente." Em 1999, quando as coisas não iam nada bem para a Ford, uma estratégia bem sucedida fez com que a empresa voltasse a respirar no mercado nacional. Trazendo o Fiesta como carro de entrada, na versão 3 portas e o atualizando com o modelo mundial, a Ford melhorou o seu número mensal de vendas.
       A nova motorização é um capítulo que merece uma nota a parte.
        Substituindo os antigos motores que equipavam o Fiesta e o Ka (os antiquados Endura 1.0 e 1.3 e o eficiente Zetec S 1.4 16v) pelo Zetec Rocam 1.0L e 1.6L, a Ford fez com que a sua linha de automóveis tivesse os motores mais modernos do país.
        Isso gerou comentários positivos na imprensa especializada e trouxe a Ford de volta à cabeça dos consumidores.
        Os motores Zetec Rocam se caracterizam por sua durabilidade e performance. A grande vedete deste motor é o comando de válvulas, com acionamento suportado por rolamentos, reduzindo profundamente o atrito no mesmo. A curva de torque, tanto no 1.6L quanto no 1.0L é muito boa, quase 100% plana. Atingindo seu pico em rotações muito baixas, o que proporciona um grande prazer ao dirigir.
        Os motores são produzidos na planta de Taubaté e são exportados para vários países.
Confira aqui as principais características:
Torque (força): superior aos veículos da concorrência já em baixa rotação. Domina nas ultrapassagens, retomadas de velocidade e subidas, com partidas muito mais rápidas.
Dirigibilidade: os veículos e pick-ups da Ford sempre foram reconhecidos pelo excelente prazer em dirigir que proporciona. Agora, com os novos motores Zetec RoCam, sua dirigibilidade ficou ainda mais acentuada.
Economia de combustível: os novos motores Zetec RoCam 1.0L e 1.6L tem o menor consumo de combustível em sua categoria. O resultado: benefício para o seu dia-a-dia.
Baixo custo de manutenção: com a utilização de um óleo mineral de baixo atrito, a troca de óleo fica mais espaçada, a cada 20.000Km* rodados. As velas devem ser substituídas somente a cada 40.000Km.
Baixo nível de ruído: o novo motor, com toda esta potência, manteve a mesma característica e continua a oferecer muito prazer e conforto para quem o dirige.


Zetec Rocam 1.0L 8 válvulas:
Combustível - gasolina
Potência líquida máxima - 65 cv @ 5.750 rpm
Torque líquido máximo - 8,9 mkgf @ 2.750 rpm
Sistema de alimentação - Injeção eletrônica multiponto seqüencial, com módulo de gerenciamento eletrônico do motor.


Zetec Rocam 1.6L 8 válvulas:
Combustível - Gasolina
Potência líquida máxima - 95 cv @ 5.500 rpm (até 2005, após isso a potência foi para 93hp)
Torque líquido máximo - 14,0 mkgf @ 2.250 rpm (até 2005, após isso o torque aumentou em 0,1 mkgf)
Sistema de alimentação - Injeção eletrônica multiponto seqüencial, com módulo de gerenciamento eletrônico do motor EEC-V


Um comentário:

  1. eu to sonhando com o dia que eu por a mao no ka xr, hehehe... parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir