terça-feira, 1 de maio de 2012

Defeitos Crônicos - Mecânica (2)

Fala galera..


Hoje, feriadão, vou fechar a parte "Defeitos Crônicos", com esse post.



Fechando a postagem sobre defeitos, um dos problemas que afetam praticamente 90% dos Ka's é a válvula do ar quente. Ela costuma "travar", quer dizer, o sistema elétrico faz com que a válvula deixe de circular a água do bloco no sistema todo.
Coloquei como defeito mecânico, pois, a válvula trabalha com o sistema de refrigeração do carro, sendo assim, a causa do problema dela é a passagem de água não - desmineralizada para o sistema.

Válvula do Ar Quente:

Dica:

Procure usar pelo menos 1x por mês o ar quente, ele mantém o sistema de água circulando pelo motor todo e, em dias de chuva, o ar quente ajuda no desembaçamento do parabrisa.

Troca:

Por ser uma peça que costuma dar problema com certa frequência, há duas maneiras de manter esse problema longe do nosso Rocam.

1 - Isolar a válvula: A idéia principal pra quem já teve esse tipo de problema é isolar o ar quente, sendo assim, evitando a passagem de água. Mas como? .. simples, basta isolar la na carcaça da válvula termostática a entrada e a saída de água pra válvula, em uma Concessionária Ford você irá encontrar essa mangueira, é um U para os carros que não vinham ar quente, na foto abaixo está o exemplo:


Exemplo de onde o "U" é conectado:
2 - Troca da válvula: É bem simples, através do acesso ao compartimento (grelha do limpador), basta remove-lá que você irá ver a válvula por completo, retire as abraçadeiras e solte os parafusos da válvula, o acesso é fácil e a troca é rápida. Só lembrando que uma válvula nova custa R$ 170,00.

4 comentários:

  1. Achei hoje esse blog, sou membro do FordHP.
    Estou com o ar quente do meu Ka 99 endura travado. Saberia me dizer se é a mesma válvula?
    Qualquer coisa poderia me passar um e-mail?
    yuri.osbourne@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa informação, se eu tivesse lido aqui antes de levar no tosco do mecânico, meu carro não tinha superaquecido, agora é levar em outra mecanica e esperar pra ver quanto vai me custar o estrago.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo blog! Meu KA 2009 tem essa mangueira U e eu não sabia para que servia, agora ficou esclarecido! Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela informação, ver a válvula termoestática desmontada me ajudou muito a executar a alteração no meu Ford Ka 2010. (isolei a válvula por enquanto, é verão em Campinas imagina!)
    Fiz um vídeo completando informações se me permite aqui vai o link:
    https://youtu.be/g3RgVvK3JFA

    ResponderExcluir