terça-feira, 22 de maio de 2012

Mecânica (3) - TBI (Corpo de Borboleta)

Fala povo..



Aproveitando mais uma parte de dicas, podemos mencionar uma não tão pouco importante e que muda relativamente o comportamento do Zetec Rocam.

A maioria dos Zetec Rocam, 1.6, vem com a TBI (Corpo de Borboleta) não abrindo 100%, sendo assim não utilizando todo o seu torque que é a peça chave do modelo. A princípio, foi constatado por vários consumidores que, o corpo de borboleta em pedal WOT (fim de curso) abre em um angulo de até 70%, padrão de fábrica.

Para isso, a regulagem é feita entre o consumidor, o processo é bem fácil e tranquilo. Como o acelerador do Zetec Rocam é por cabo, basta soltar o CLIP do cabo e puxar conforme o pedal estiver até o fim do curso, claro que, explicando assim é dificil entender. 
Vou disponibilizar abaixo o passo a passo para a alteração e o uso correto desse sistema.

O tutorial foi criado por um membro da FordHP, tendo um êxito no trabalho final.

1º) Desmonte o filtro de ar, de modo a ter acesso à borboleta, igual a foto abaixo... 
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2º) peça para um amigo pisar no acelerador até o final e manter pressionado, e veja até onde abre a borboleta... depois disso, com a mão mesmo, verifique se a borboleta tem mais curso. Geralmente, ainda tem uns 20% a mais de curso que o acelerador não consegue abrir..

3º) Identifique o suporte do cabo do acelerador, que fica um pouco antes de chegar na TBI
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4º) Retire essa peça de metal (clipe) que fica em cima do suporte
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5º) Como se pode ver na foto abaixo, no suporte do cabo do acelerador tem umas pequenas ranhuras na peça, elas servem para que o clipe de metal fique preso.. regule da maneira que for preciso (deixando mais ou menos folgado), e depois coloque o clipe e encaixe o conjunto novamente no suporte
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6º) Verifique se a lenta do carro não ficou alterada (se você esticar muito o cabo, vai fazer com que a borboleta fique aberta sempre). Depois verifique se ao pisar fundo no acelerador a borboleta abra 100%

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7º) Pronto... seu carro já está com a borboleta regulada. Monte todo o sistema de filtro de ar novamente.

Crédito das imagens: Diego Silva.

4 comentários:

  1. Uma sugestão... Com um scanner de injeção, vc consegue verificar a abertura da TBI. Realmente muito esclarecedora essa postagem. Tenho um scanner bluetooth e reparei que a abertura não passava de 70%! Obrigado pelas dicas!

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  2. Excelente blog ! Parabens

    Só uma pergunta eu tenho o new ka 2012 1.0,será que a TBI dele abre só 70% tambem ?

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  3. Adriano. Acabei de fazer aqui no Xr 01 depois de ler essa postagem, realmente o carro é todo zero ainda, abria apenas os 70%. Ainda nao rodei mas ficou bem melhor fisicamebte falando

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  4. Eu tenho um astra GSI, ontem passei o scanner e através dele percebi que a borboleta abria no máximo 76°, pesquisei bastante na internet se não deveria abrir 90° e o único lugar que menciona algum valor de ângulo foi neste blog. Valeu pelas informações.
    Obs.: O sistema de acelerador a cabo do GSI é muito semelhante a este.

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