terça-feira, 15 de maio de 2012

Perfomance (2)

... e dizia algum ditado: além do motor, cade o freio?


Tão importante quanto uma boa preparação, os freios cumprem o papel de segurar bem o carro quando se diz respeito ao aumento de potência, claro.

Após ter comentado sobre os "kits" para o Rocam 1.6, existe hoje, um belo "swap".. digamos, para os freios do Ka.
Talvez pela excelência, os discos maiores e ventilados da EcoSport, trabalham com eficiência 100% (por se tratar de um freio original, de linha, em um carro). Principalmente nos fóruns sobre Ford, o kit de freio da EcoSport é bem procurado e, se der bobeira, acaba ficando dificil achar.

No quesito pastilhas, as originais (Cobreq) dão conta do recado, mas para quem sempre anda no limite (seja na rua, ou pista), hoje temos varia opções, dentre elas as famosas pastilhas Amarela (uso misto, mais pro "social") e as Vermelhas (uso severo, indicado para Track Day) ou até mesmo as originais.

Pastilhas Bendix: Próximo do original, porém bem macia


Pastilhas Powerbrakes (Vermelha): Indicada para um uso mais severo

A primórdio, o freio original do Ka 1.6 é bom, disco ventilado de 239,5mm (abaixo vou postar uma tabela com mais informações), porém, em casos de extremo uso, ele da o famoso "fading", ou seja, o freio literalmente frita e o fluído superaquece, perdendo o seu ponto de ebulição e, consequentemente, ficando sem ação.

Alguns testes feitos por donos de Ford's com o freio da Eco, mostrou que, até 160hp, o freio da Eco cumpre a rigor a sua função e segura muito bem em caso de uso forte.

Pinça: EcoSport
Disco de freio: EcoSport
Infelizmente eu ainda não tive o prazer de usar esse "kit", porém o mercado oferece outro recurso, que são os discos frisados da Fremax (medida original).

Disco de freio: Fremax padrão original
E abaixo segue a tabela de medidas (original e da eco):
Original:
EcoSport:

3 comentários:

  1. Eaí Krempel beleza?

    Cara estou acompanhando todos os posts aqui e quero novamente te parabenizar pela iniciativa, estou aprendendo MUITO com todas as postagens!

    Sobre o freio, como você sabe eu utilizo os freios da Eco (e DOT 5.1) no meu XR e no recente TrackDay que fui, usei e abusei do freio e não deu nem sinal de fading... portanto testado e APROVADO!

    ***Dá uma checada no meio do post o diâmetro original do freio do ka está escrito errado "253" ao invés de "239,5"

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo elogio Leo

    Verdade, não me atentei ao post, falha minha hahahaha


    Forte abraço e valeu.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir