segunda-feira, 21 de maio de 2012

Mecânica (2) - Escapamento

Fala galera..




Em continuidade ao post, irei falar um pouco sobre o sistema de escape do Ka XR / Action. 
No ano de 2001, o Ka XR saía de fábrica com um sistema de escape bem aprimorado, com uma medida acima dos padrões originais de outras montadoras para a mesma litragem, mantendo assim um ronco mais apimentado e uma potência maior em baixa e média rotação.


Partindo do coletor de escape, foi projetado um coletor modular 4x1, em aço galvanizado e de curvas suaves, com o diâmetro em 2" (polegadas). A diferença entre o diâmetro e as curvas fizeram com que o XR tivesse o nível de ruído bem elevado no qual os padrões da atualidade não atendem mais.
Após o ano de 2005, a Ford (por normas do PROCONVE e Ações Ambientais, danos ao meio ambiente) mudou o seu sistema de escape completamente, adequando assim todo o sistema, desde o coletor onde passou a ser de ferro fundido com um diâmetro menos e o restante do escape com 0,06" (polegadas) a menos, dando ênfase ao catalisador na saída do gargalo do coletor em forma de cilindro (no 2001, por ser uma medida maior, o catalisador era um pouco livre).


Mesmo com as divergências e as grandes mudanças, o Ka ainda manteve a pose de um KArt arisco e assustando muito carro grande por aí.
Abaixo segue uma foto da diferença entre os coletores, onde houve a adequação para o meio ambiente:


Imagem


A esquerda, o coletor do 2001 e a direita de um 2006. Percebe-se que, no 2006 há um enforcamento na saída dos canos e as curvas aumentaram.

3 comentários:

  1. parabens pelo blog. sempre se comentou que só o xr 2001 tinha esse primeiro sistema de escapamento, e que de 2002 em diante era uma bosta. então os primeiros 2005 tinham o mesmo sistema do 2001? espero que sim, pois é onde se encaixa meu xr vermelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o elogio =)

      A partir de setembro /2005 houve a diferença dos coletores, antes disso permanece igual aos primeiros modelos.

      Excluir
    2. olá, acabei de compra um ka xr ano e modelo 2005 e, gostaria de informações sobr o carrro; pretendo cuidar muito bem dele e, para isso pretendo e, preciso tirar alguma s duvidas; por exemplo: o antigo dono do agora meu ka abriu o catalizador e tirou todo miolo - segundo ele isso aumenta a potencia. eu nao sei. o que sei é que o catalizador é um importante aliado do meio ambiente; gostaria de informações sobre o caso; no aguardo; obg.

      Excluir